A sigla internacional EPS é utilizada para denominar o Poliestireno Expandido ou o Isopor®, como é conhecido em nosso país. Este material, descoberto em 1949 pelos químicos Fritz Stastny e Karl Buchholz, é um plástico celular rígido, resultante da polimerização do estireno em água.
Feito por meio do agente expansor Pentano (um hidrocarbureto que se deteriora rapidamente pela reação fotoquímica dos raios solares), o processo produtivo do EPS não se utiliza de gás CFC e, por isso, não compromete a natureza.
O resultado é um composto de pérolas de até 3 milímetros de diâmetro, formadas com o intuito de serem expandidas, assim elas podem chegar a até 50 vezes o seu tamanho original, sendo moldadas pelo vapor até se tornarem formas pretendidas.
São inúmeras as características e vantagens da utilização do EPS, seja em quaisquer projetos e aplicações, conheça as principais:
Consistem de 98% de ar e apenas 2% de poliestireno, o que permite a reutilização e reciclagem completa do material, tendo a possibilidade de voltar à condição de matéria-prima inicial.
Possibilita sua utilização seja em ambientes fechados ou trabalhos manuais sem o incômodo de odores químicos.
Desde artesanato até construção civil, são inúmeras as possibilidades para trabalhar com o EPS.
Veja mais em aplicaçõesÓtima vantagem para a construção civil, dessa forma atribui economia de energia e no custo final da obra.
Resistência mecânica, química, ao envelhecimento e umidade. Maior durabilidade ao material e, consequentemente, aos trabalhos em que este é utilizado.
Maior produtividade e possibilidade de criação.
Com alta capacidade de absorção de choques, é ótima opção para embalagens e proteção de materiais frágeis.